Trabalho Escrito




Laboratório de Informática Aplicada
Trabalho anual


ESTÉTICA E SAÚDE


Nomes:                                                       
Carolina Gomyde                                                
Lara Elisa Alves                                                   
Lucas Garcia                                                         
Luiza Marques                                                      
Verônica Corradini                                                

Professor: Rodrigo Carvalho





INTRODUÇÃO


  Quando nossa equipe recebeu a notícia de que precisaríamos procurar um tema para estudá-lo, tabelá-lo e dele, construir um blog cujas bases montariam nosso trabalho anual, pensamos e procuramos diversos temas.
   Visitamos blogs de outros anos, pedimos opiniões, mas no final decidimos que nosso tema seria Estético.
   Mas pensamos: Estética? Não é um tema que abrange muito mais o público feminino do que o masculino. Não queríamos definir um tipo de público, queríamos que nosso tema abrangesse todas as idades, classes e sexo.
    Porém, gostávamos daquele tema. Então, para garantir que tudo saísse como planejávamos, acrescentamos no tema estético, temas como saúde e dicas de como manter uma vida saudável, uma estética que sai de dicas sobre como se maquiar ou arrumar o cabelo etc., mas uma estética que procura promover e proporcionar dados que ajude os leitores a cuidar do corpo, saúde e mente.






TEMA


Como dito anteriormente, o tema escolhido foi estética e saúde.
Dicas, textos, argumentos, entrevistas e reportagens sobre o tema estarão disponíveis em nosso blog: www.vidaestetica.blogspot.com
Este blog nos dará base, juntamente com o questionário a dar finalidade e conteúdo à nossa apresentação anual, onde cada grupo apresentará dados estatísticos e informações sobre seus temas.
Este trabalho anual, que é proposto aos alunos do primeiro ano do curso de informática do Colégio Técnico Industrial pelos professores Rodrigo Carvalho (responsável pelos ensinamentos na área de computadores, sistemas operacionais etc.), que fica responsável por toda a parte “computadorizada” do trabalho como a manutenção dos blogs e informações, e pelo professor de Estatística, Luiz Eduardo Comin responsável pelo auxílio na formação de gráficos e dados que serão agrupados para execução de porcentagens e outros cálculos.
Nossos aprendizados durante este ano (Excel, Gráficos, Porcentagens) nos auxiliarão, juntamente com os mestres, a apresentar nossas conclusões durante o trabalho anual, que será avaliado e assistido pela professora de Matemática, Silmara, e outros.

           



JUSTIFICATIVA


Após fazermos uma pesquisa sobre diversos temas, escolhemos o tema estético, vinculado à saúde. Escolhemos este tema, porque é polêmico e nos traria dados bastante variados na aplicação dos questionários.
Mas o principal motivo foi: Posterior a algumas perguntas às pessoas, percebemos que muitas delas se preocupam demais com a aparência e se esquecem de cuidar da “beleza” interior, ou seja, da saúde.
Aplicando dicas de como manter uma vida saudável, deixamos de abranger apenas o público feminino. Nossas matérias também podem ser lidas e discutidas com o alvo masculino. Durante a entrega dos questionários, uma parcela dos entrevistados foram homens e todos puderam responder nossas perguntas.
Nós realmente acreditamos que este tema nos trará bons dados que serão apresentados aos professores.
Durante a passagem de questionário em um shopping da cidade, fomos elogiados por uma professora de Rio Preto. Ela admirou o trabalho da escola e do professor.






OBJETIVO


Objetivos gerais

Com a realização deste trabalho anual, temos o objetivo de aprofundar nossos conhecimentos sobre estética, entender como ela está relacionada à saúde, a sua importância e influência na vida das pessoas. Também temos interesse nos novos recursos estéticos, que a tecnologia permite cada vez mais que sejam desenvolvidos e aperfeiçoados, os benefícios e riscos oferecidos por esses procedimentos e a frequência com que nossos entrevistados costumam recorrer aos mesmos.

Objetivos específicos

Desejamos coletar dados com a aplicação dos questionários para analisá-los e:
  • Observar a prioridade que as pessoas dão à estética e a saúde em suas vidas;
  • Analisar quais “defeitos” mais incomodam nossos entrevistados;
  • Debater as opiniões dos entrevistados;
  • Descobrir quais são os procedimentos mais procurados;
  • Incentivar que a principal preocupação das pessoas seja a saúde e o bem estar, e não apenas a beleza exterior;
  • Provar que a estética e a saúde estão fortemente ligadas;



POPULAÇÃO

Os questionários correspondentes ao nosso trabalho anual, com 17 questões sobre o tema Estética e Saúde, foram distribuídos na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, com cerca de 344 039 habitantes, segundo dados do IBGE de 2010.
Entrevistados com idades entre 12 e 76 anos. Valor equivalente a 72,5% da população de Bauru.

AMOSTRA

Para a aplicação dos duzentos questionários, o grupo visitou diversos locais com faixas etárias variadas para a obtenção de resultados que mostrem a sociedade inteira, e não só parte dela.

Iniciamos a entrega no CTI, com pessoas da faixa etária entre 15 e 18 anos. Entregamos cópias à nossas famílias, amigos e conhecidos, e também distribuímos questionários em diversos salões de belezas e academias, e também no Bauru Shopping, onde houve uma variedade de pessoas que disponibilizaram parte de seu tempo para a entrevista.
Em nenhum momento pedimos nomes e informações pessoais, pois estes dados não são importantes para nossa pesquisa. Entrevistamos uma amostra de duzentas pessoas, e das informações obtidas, formularemos nossas conclusões.  






QUESTIONÁRIO






O BLOG



Endereço do Blog Vida e Estética:





Em nossa página virtual, o Blog Vida e Estética, nosso grupo publica semanalmente notícias e informações sobre o tema sugerido.
Ao acessar o blog, é possível manter contato com os integrantes, comentar nas postagens e até esclarecer dúvidas relacionadas ao tema.

Cada grupo pôde escolher um meio para utilizar como página virtual de seu trabalho anual. Alguns optaram por uma espécie de blog chamado Tumblr e outros criaram sua página pelo Wordpress, porém, nosso grupo escolher o BlogSpot – sugestão inicial do professor Rodrigo Carvalho.
Criar um blog e mantê-lo é uma tarefa muito importante para a conclusão do nosso trabalho. Através dele, divulgamos o conteúdo relacionado ao nosso trabalho e observamos as pessoas que visitam a página, sua localização e suas preferências.




Primeira postagem do blog




O site Delas, página do Portal IG, trata sobre assuntos como beleza e saúde. Recentemente, a página realizou uma pesquisa com homens e mulheres de todo o Brasil, com o objetivo de saber as características físicas da mulher que mais se aproximam do ideal de beleza feminino. Veja abaixo o resultado das enquetes:




Para 42% dos homens, o problema mais indesejável nas mulheres é uma pele mal cuidada, com manchas e acne. Porém, apenas 22% das mulheres preocupam-se com isso. Para elas, o maior problema é a gordura localizada: 27% delas apontam isso como o fator mais preocupante.



Os resultados obtidos comprovaram que mulheres com curvas estão com tudo, de acordo com o gosto masculino. Com relação ao corpo ideal, as “cheinhas” têm o segundo lugar na preferência dos homens, com 19% dos votos. Mulheres magérrimas e musculosas apontaram pouquíssimos votos: 4%. O corpo considerado “violão” é o preferido entre ambos os sexos, sendo 36% dos votos dos homens, e das mulheres, 50%.




Fórmulas de Estatística usadas







Observações:
Fi: Frequência absoluta
Mi: Ponto médio do intervalo
Ld: Limite inferior da classe mediana
Fant: Soma das freqüências das classes anteriores à classe mediana
Fd: Frequência da classe mediana
Hd: Amplitude da classe mediana
Lo: Limite inferior da classe modal
Ho: Amplitude da classe modal
Δ1: Frequência da classe modal menos freqüência da classe anterior à modal
Δ2: Frequência da classe modal menos freqüência da classe posterior à modal
n: ∑fi






TABELAS E GRÁFICOS





Durante a passagem dos questionários, procuramos abranger todos as faixas etárias. Passamos muitos deles no CTI, onde obtivemos a maioria das respostas de 15 a 18 anos.
Realizamos parte das pesquisas, na academia Nadart e em centros de estética. Procuramos a opinião dos nossos parentes e conhecidos.
Para encerrar, nos dirigimos ao shopping de Bauru.





Com o objetivo de obter dados equilibrados, procuramos entregar nossos questionários em quantidades exatas para homens e mulheres. 





No início, achamos que esta questão não seria útil, porém percebemos que a etnia pode trazer dados diversificados a respeito de como as pessoas se preocupam e cuidam dos seus tipos de pele.
Tiramos como base o câncer de pele, uma doença que pode atingir todos os tipos de pele, mas, sua aparição é mais comum em pessoas de pele clara (branco e vermelho).





Este gráfico nos mostra que a maior parcela dos entrevistados estava satisfeita com sua aparência, porém, seguindo as porcentagens, podemos observar que há uma grande parte da amostra que está satisfeito de maneira geral, mas existe em seu corpo algo que gostariam de melhorar.









Nesta questão, perguntamos se os entrevistados acreditam que a mídia realmente influencia nos padrões de beleza. Se ela dita regras e tendências.




Nesta etapa, perguntamos à amostra, como elas achavam que as pessoas a suas voltas a observavam-na.
Grande parte afirma que as pessoas as vêem de maneira normalizada, como elas, como pessoas normais.
Seguindo com os dados gráficos, 40 pessoas acreditam que as pessoas da comunidade que a cerca as vêem pior do que elas realmente são, ou seja, acreditam que passam uma imagem muito pior do que aparentam.






O gráfico 9, nos mostra que das duzentas pessoas consultadas, 112, nunca deixaram de exercem uma tarefa por vergonha de seu corpo.
As 88 que restaram, disserem que isso já aconteceu, e no gráfico abaixo, veremos a frequência deles.










Nesta alternativa, questionamos se as pessoas que responderam ao questionários se consideram vaidosas, ou seja, se preocupam com a aparência.
Mais da metade da amostra afirma que sim.




Neste momento, percebemos que independente da maneira e da frequência, 60% das pessoas pesquisadas, procuram frequentar centros de estética e academias.





Neste gráfico, observamos que a maioria dos questionados, procura se alimentar de maneira saudável e se cuidam quando podem.
Podemos atribuir esse ‘’Cuidam quando podem’’, a falta de tempo, refletida no cotidiano de muitas pessoas atualmente. Ou a falta de condição financeira.
Seguido deste dado, obtemos a parcela dos que procuram manter uma alimentação saudável, e praticar exercícios físicos como caminhadas diárias e participação em academias ou aqueles exercícios fisioterapeuticos como o Pilates e o RPG (Reeducação Postural Global).





Esta é uma das principais informações que gostaríamos de obter.

A maior parte da parcela afirma que nunca passaram por um procedimento cirúrgico.
Segue-se a essa informação, aqueles que nunca fizeram, mas gostariam de realizar.
Apenas nove pessoas afirmaram que já passaram pelas mãos de um cirurgião plástico, em busca de melhorias estéticas.







Das pessoas que executariam alguma mudança, a maior parte dela, não as fariam por fatores como saúde, mas sim pelo fator estético.








Finalizando o banco de questões, perguntamos à amostra, se elas acreditam que as cirurgias atuais, garantem a satisfação plena das pessoas que se submetem a ela.
Mais da metade acredita que a cirurgia pode e deve satisfazer as pessoas que pagam preços bastante caros para a melhoria de seus corpos, porém advertem que essas melhoras podem oferecer um grau de risco àquele que se submete a mudança.





CONCLUSÃO


Durante a execução desse trabalho, aprendemos a mexer nas páginas da internet, como o BlogSpot. Aprendemos a fazer postagens e carregar fotos e reportagens.
Mas, principalmente, aprendemos a manipular uma ferramenta extremamente importante num computador: o Excel. Ali construímos fórmulas e gráficos que automaticamente nos trazem os resultados obtidos.
As aulas de estatística, apresentada e explicada pelo professor Comin, também nos auxiliaram de maneira abrangente a dominar e entender fórmulas e a ‘’entender’’ os que os gráficos nos trazem de informações.
Estamos nos esforçando bastante para que todo nosso trabalho de um excelente resultado. Acreditando sempre nos nossos objetivos durante coleta de informações destinadas a um tema que consideramos polêmico.
As nossas informações e dados de pesquisa estão finalizados e deles tiraremos nossa apresentação.
Esperamos que tudo de certo para a conclusão desse projeto, não só para o nosso grupo, mas para toda a minha turma que também está se dedicando ao máximo.





AGRADECIMENTOS

O grupo gostaria de agradecer primeiramente a Deus por Sua presença nos momentos difíceis que surgiram durante a realização do trabalho, por nos dar forças e motivação para fazê-lo.

Obrigado aos nossos pais pelo imenso apoio em cada etapa do trabalho. Eles nos ajudaram ao receber o grupo em cada uma das casas, nos trazendo aos ensaios na escola e dando dicas para que o projeto ficasse completo.
Agradecemos também aos nossos colegas, que foram companheiros e nos auxiliaram quando tínhamos dúvidas que podiam ser atendidas por eles.

Por último, porém não de menor importância, queremos agradecer aos professores pela dedicação, paciência e disposição em nos ajudar e confortar em relação ao trabalho em todo momento que precisamos.





Integrantes do grupo Vida e Estética









Revisão

O trabalho impresso deste projeto anual, correspondente às disciplinas Laboratório de Informática Aplicada e Estátistica, foi revisado pela professora de Língua Portuguesa Dalcimary Aparecida Pavani.
O trabalho, cujo tema é “Vida e Estética”, do grupo constituído por cinco alunos da turma 71A (Carolina Gomyde Sanches, Lara Elisa Justino Alves, Lucas Garcia Ferreira de Carvalho, Luiza Marques Pinheiro e Verônica Oliveira Corradini), está de acordo com a Norma Ortográfica da Língua Portuguesa.





Referências

Primeira referência                                                                                 


Interesse e conhecimentos básicos em nutrição dos praticantes de atividade física de uma academia da região norte do município de São Paulo

1.     Introdução
    A relação entre a atividade física e saúde não é recente, tendo sido mencionada em antigos textos da China, da Índia, da Grécia e de Roma. Entretanto, somente nos últimos 30 a 40 anos, pôde-se confirmar que o baixo nível de atividade física é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não - transmissíveis, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoporose e alguns tipos de câncer, como o de cólon e o de mama (RODRIGUES et al., 2008; ZAMAI; COSTA, 2008).
    Atualmente, a associação entre a prática de atividade física e melhores padrões de saúde é amplamente difundida (RODRIGUES et al., 2008). A prática de atividades físicas tem sido valorizada no avançar das décadas, fazendo com que o indivíduo busque uma melhor qualidade de vida e isso impulsiona muitas pessoas a usufruírem a potencialidade dos exercícios físicos. Isso contribui para a melhoria da saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas na infância, adolescência e fase adulta (ZAMAI; COSTA, 2008).
    A busca por melhor condicionamento físico e o forte apelo da forma física, tem levado pessoas de todas as idades à prática de várias modalidades de exercícios físicos. A qualidade de vida, a recuperação e/ou manutenção da saúde, a prática regular de exercícios físicos, a estética, o ganho e a definição de massa muscular, a perda de peso, as relações interpessoais, o treinamento para competições (amadoras e profissionais), entre outros, são alguns dos motivos que vem levando as pessoas a procurar cada vez mais as academias (SILVA et al., 2005). Reduzir a quantidade de gordura e/ou aumentar a quantidade de massa muscular estão entre os anseios de grande parte dos praticantes de exercícios físicos (COSTA et al., 2007).
    As academias são espaços representativos desse olhar da prática de exercícios físicos, oferecendo para a população a possibilidade da prática regular das atividades (ZAMAI; COSTA, 2008).
    Freqüentadores de academias de ginástica são em geral indivíduos com alta escolaridade, com motivação e recursos para a prática de atividades físicas e para uma alimentação saudável e com acesso a informações sobre nutrição e atividade física. Atualmente as evidências científicas incentivam a prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação equilibrada (PEREIRA et al., 2003).
    Assim, presume-se que os indivíduos que freqüentam academias de ginástica estejam preocupados com a saúde, nutrição e qualidade de vida (SILVA et al., 2005).
    O objetivo desse trabalho foi caracterizar o interesse/conhecimento dos praticantes de atividade física de uma academia da região norte do município de São Paulo.
2.     Metodologia
    Esse trabalho foi realizado em uma academia de exercícios físicos, localizada na região norte do município de São Paulo. Foram entrevistados 55 alunos, maiores de 18 anos, no mês de fevereiro de 2009. A academia foi visitada duas vezes por semana e aos desportistas ali presentes foi apresentada pessoalmente a pesquisa.
    Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário aos freqüentadores da academia. Essa anamnese continha questões sobre dados pessoais do indivíduo como nome, idade, data de nascimento, dados antropométricos (peso e estatura referidos), perguntas diretas sobre a prática de atividade física dentro da academia (objetivos, modalidades praticadas, duração, freqüência semanal, há quanto tempo pratica), patologias existentes, uso de medicamentos, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de suplementos nutricionais, hidratação (conhecimento sobre a recomendação da ingestão de água e quanto ingere por dia), fontes consultadas para obter informações sobre alimentação e assunto de maior interesse ligado à nutrição. Os alunos foram abordados de forma aleatória, respondendo ao mesmo.
    Este trabalho faz parte de um projeto maior intitulado “Avaliação Nutricional de atletas e praticantes de atividade física na região metropolitana de São Paulo”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário São Camilo, sob o no 047/05.
3.     Resultados
    Foram entrevistadas 95 pessoas, sendo 27% (n=15) dos indivíduos do gênero masculino e 73% (n=40) do gênero feminino. A média de idade dos entrevistados foi de 41,1 anos.
3.1.     Caracterização geral
    O Gráfico 1 mostra quais são os principais objetivos para prática de atividade física dentro da academia, sendo que há uma grande busca pela saúde (87%) e estética (64%). Nenhum dos entrevistados citou competição ou outros motivos como objetivos da prática.


Resumo
A reportagem mostra uma pesquisa realizada na cidade de São Paulo que exibe resultados do motivo da busca das pessoas pelos exercícios físicos. Um questionário foi aplicado em uma academia da cidade com questões sobre a finalidade da prática de exercícios físicos, os exercícios mais procurados, o conhecimento sobre a nutrição e com qual freqüência os clientes vão ao local. A saúde é o fator mais importante, que leva 87% dos entrevistados a praticarem exercícios, seguido da estética, com 64%. “Lazer” ficou como terceira opção e 22% das respostas.


Referência
Página consultada em 05 de maio de 2011; às 13h27min.




Segunda referência            



Pesquisa Delas aponta o ideal de beleza feminino
A musa do momento, o corpo ideal e outras preferências de homens e mulheres
cerca de um mês, Delas perguntou: “O que é beleza para você”? O concurso, que premia as melhores frases de leitores, também mapeia o ideal de beleza feminino, segundo respostas de homens e mulheres. A promoção segue até o dia 05 de outubro e já recebeu mais de 50 mil participações. É possível extrair resultados parciais das votações; confira as divergências e concordâncias nas opiniões deles e delas.


ANGELINA JOLIE É A MUSA DO MOMENTO
Homens e mulheres concordam em um ponto: a atriz Angelina Jolie personifica o ideal de beleza feminino. Características como olhos grandes e claros, boca carnuda, curvas na medida e cabelo comprido marcam a mulher do momento. A Miss Brasil 2010 Débora Lyra, a cantora Beyoncé e a humorista Sabrina Sato também estão entre as “mais”.

 A mulher do momento




Resumo
A reportagem fala sobre uma pesquisa realizada pela página do site IG, chama Delas, que trata de assuntos como beleza e comportamento. O objetivo da pesquisa era obter respostas sobre qual o ideal de beleza feminino atualmente de acordo com as mulheres brasileiras. A mulher que teve a maior quantidade de votos foi a atriz norte-americana Angelina Jolie, escolhida por suas características marcantes, como olhos claros, boca carnuda, corpo impecável e cabelos longos, exigidos pela mídia e aceitos pela maioria das mulheres.
Também foram citados os métodos que levam essas mulheres a atingir essa beleza ideal. Algumas delas, do ramo da cirurgia plástica, mais procurada para atender às suas necessidades, obtiveram 14% de pessoas que responderam que não fariam nenhum tratamento estético para mudar seu corpo.


Referência

Página consultada em 05 de maio de 2011.